Lembrando que existem acidentes que são evitáveis, vamos falar das falésias.
por Virgínia Miranda
Falésias são formações rochosas à beira-mar resultantes da ação das marés que, com o tempo, formam paredões extensos.
Estas formações são muito comuns no litoral brasileiro e tornam a vista a beira mar ainda mais bela, compondo um lindo visual como o de Jericoacoara, Canoa Quebrada, Pipa, dentre outros.
Porém, as falésias escondem perigos que não devem ser desprezados!
Em novembro último (2020) uma tragédia matou um jovem casal e seu filho, quando parte de uma falésia desmoronou sobre eles na praia de Pipa no Rio Grande do Norte. Eles estavam apenas aproveitando a sombra para se proteger do sol quando o acidente aconteceu!
Sabemos que além da sombra e da beleza, as falésias possuem risco de desabamento e outros perigos. É comum as pessoas fazerem fotos na parte alta, na beira, assim como selfies que são ainda mais arriscados do que foto tirada por terceiros! Muitos escalam a falésia para alcançar o topo em busca da melhor vista, quando o risco de quedas aumenta.
Ao curtir a natureza, devemos ficar muito atentos. A sombra de uma falésia ou o alto de uma chapada podem não parecer perigosos num primeiro momento quando estamos eufóricos pela aventura e deslumbrados pela vista, mas na natureza devemos sempre agir com cautela.
A sinalização, quando existir, deve ser respeitada.
É muito triste sermos surpreendidos por acidentes e até pela morte, quando buscávamos apenas a diversão. E muitas vezes estas mortes acontecem com jovens, quando a vida estava cheia de planos.
Cuidado sempre!
Fotos: arquivo pessoal, Pipa, Rio Grande do Norte
Ilustração do cabeçalho: under CC0 license