... mas lembre-se: em cachoeiras todo cuidado é pouco...
por Virgínia Miranda
Muitos pensam em outdoor como um instrumento de publicidade e eles são mesmo largamente usados dessa forma exatamente por causa do enorme poder de veiculação de mensagem que possuem. Eles atingem um número grande de pessoas de vários grupos sociais; eles se integram à paisagem urbana ou a áreas rurais e estradas, e de maneira simples e objetiva transmitem a mensagem desejada.
Nós, através da hashtag #cachoeirasseguras - carro chefe de nossa campanha por conscientização de riscos em atividades na Natureza principalmente em cachoeiras e trilhas - sempre nos preocupamos com a comunicação direta e objetiva, com base no alerta sobre a necessidade de segurança, o que em última instância significa mais informação sobre os riscos e os mecanismos preventivos para evitá-los.
Com isso em mente criamos este outdoor que está no trevo que dá acesso à Chapada dos Veadeiros - São João da Aliança - e a Cachoeira do Indaiá, em Goiás, região privilegiada pelo turismo que parte do Distrito Federal, assim como de outros Estados do Brasil.
A ideia desse outdoor era antiga, queria estampar nosso alerta nos caminhos que dão acesso a cachoeiras, para lembrar sobre a importância da segurança aos que passam por esses caminhos, turistas e empresários do setor, ávidos por aventuras a todo custo.
Sempre que algo ruim acontece conosco, ou com os que amamos, nossa tendência é culpar alguém ou até mesmo se culpar... Frequentemente surge a indagação: será que o que aconteceu poderia ter sido evitado? Quando meu filho se foi, nosso movimento que clama por cachoeiras seguras nasceu justamente dessa questão.
Ao longo destes 4 dolorosos anos, o meu recomeçar é diário e minha luta para seguir é onerosa e dolorosa. Por vezes me sinto gritando no escuro, sou como aquela mulher que "canta sempre este lamento", como disse brilhantemente Chico Buarque em uma canção...
O outdoor é a representação física desse lamento, desse dano moral irreversível, dessa dor que ainda dói.
Que sua mensagem ajude a salvar vidas. Que as pessoas lembrem que num vacilo tudo pode acabar. Cacá tinha 31 anos.
Assim como indicamos no outdoor, você encontra muitas informações sobre riscos e segurança em trilhas e cachoeiras aqui no nosso Site e em nossas Redes Sociais. Informe-se o máximo possível quando decidir se aventurar na Natureza.
- Ilustrações: por Virgínia Miranda e 1 foto da Equipe Ecotouri
- Fotos das cachoeiras under CCO-License
Comments